The Pussycat Dolls.

O grupo foi criado pela coreógrafa Robin Antin em 1995, na cidade de Los Angeles na Califórnia, inicialmente como uma trupe burlesca. Nesse período o grupo teve várias integrantes e se apresentava com cantoras convidadas com um repertório padrão da música popular dos anos 50 e 60.

As integrantes vestiam lingeries ou se fantasiavam de pinups. Elas tiveram destaque no filme Matters Of Consequence, de Morgan Higby. Algumas integrantes posaram para a revista Playboy e participaram do filme Charlie’s Angels: Full Trottle (aquele em que Rodrigo Santoro estreou em Hollywood), além de atuarem no vídeo clipe da música Trouble da cantora Pink.

Em 2003 Robin negociou um contrato com a gravadora Interscope Records lançando a girl band, mas algumas integrantes resolveram não continuar com o grupo lançado no mercado fonográfico, foi então que Robin convidou Nicole Scherzinger que havia vencido o reality show Popstars e integrado o grupo Eden’s Crush, que, aliás, qualquer semelhança com o Popstars que formou o grupo Rouge aqui no Brasil não é mera coincidência. Ela se juntou a Carmit Bachar, Kasey Campbell, Cyia Batten, Kimberly Wyatt, Ashley Roberts, Jessica Sutta e Kaya Jones. E no mesmo ano, em 2003, Melody Thornton se juntou as meninas. 

As primeiras músicas foram gravadas em 2004 para a trilha sonora dos filmes Shark Tale e Shall We Dance, deste segundo, a música Sway, entrou para o primeiro álbum que foi lançado em 2005, mas antes ainda foi lançada a segunda música, Santa Baby, gravada exclusivamente para o Natal.

Do álbum PCD, a música que fez mais sucesso foi Buttons. E do segundo álbum, Doll Domination, lançado em 2008, I Hate This Part tocou bastante nas rádios e tvs, e esse álbum foi relançado algumas vezes (Doll Domination 2.0, Doll Domination: The Mini Collection, Doll Domination 3.0) com músicas inéditas, como Jai Ho e Hush.

O foco do grupo ficou excessivamente em Nicole o que gerou críticas de especialistas e também o desagrado das outras participantes, a primeira a sair da banda foi Kaya Jones, em 2004, para seguir carreira solo. Em 2005 outras duas saíram, Cyia Batten e Kasey Campbell, para se dedicar a dança. Em 2008, Carmit Bachar deixou o grupo para se dedicar a outros projetos. Em 2010 outras quatro integrantes deixaram o grupo e Jessica Sutta revelou à E! Online que foi expulsa após ter quebrado uma costela durante a turnê do grupo.

Em maio daquele ano a MTV anunciou uma nova formação e o terceiro álbum, mas Scherzinger decidiu seguir carreira solo dizendo que não gostaria de estar no grupo com outras garotas e Nicole também preferiu seguir carreira solo. No começo de 2011 a nova formação foi anunciada, mas mudou o nome para G.R.L.

Curiosidades.
Nos anos 2000 o conceito de Boy Band e Girl Band estava bem forte, foi quando surgiu o grupo The Pussycat Dolls, mas com algumas variações distintas dos grupos que estavam fazendo sucesso. Geralmente os grupos típicos são compostos por 5 integrantes, mas as meninas estrearam no mercado fonográfico em 9. Ou seja, ganharam até das Paquitas que eram 8.

Outra característica distinta do grupo em relação aos demais do mesmo gênero, é que geralmente a vocalista principal deixa o grupo para se lançar em carreira solo. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Ivete Sangalo (Banda Eva), Claudia Leite (Babado Novo), Netinho (Banda Beijo), mas em The Pussycat Dolls a Nicole não teve outra alternativa, pois as outras integrantes foram saindo até que ela ficou sozinha.

Com insinuações de strip-tease, as meninas eram muito flexíveis e super sensuais, fazendo jus ao nome do conjunto. The Pussycat Dolls é algo como As Gatinhas Bonecas (ou As Bonecas Gatinhas). E, sim, elas pareciam ter sido modeladas a mão.

Em 2009, quando o grupo iniciou uma turnê mundial, elas tiveram seus shows abertos por Lady Gaga que ainda estava começando.

Durante um período de férias do grupo, Nicole produziu um álbum solo, mas não obteve a repercussão esperada e o projeto foi engavetado. Algumas canções foram inseridas no segundo álbum do grupo.

Depois que o grupo se desfez, nem uma das integrantes conseguiram o mesmo êxito de quando estavam juntas e em outubro de 2017, foi publicada uma boa notícia aos fãs. Nicole, Melody, Jessica, Kimberly e Ashley estariam tendo alguns encontros e reuniões para a volta do grupo.

Assista o vídeo aqui.

0 comments: