E em 1992, fez-se as praias.

Eu já comentei em algum lugar sobre as praias de Barcelona. Apesar de a cidade ser banhada pelo Mar Mediterrâneo, as pessoas não cultivavam a cultura de tomar sol nas praias, aliás, não existiam praias.

É compreensível, levando em consideração que as cidades litorâneas eram fortalezas cercadas por muralhas e tinham o oceano como acesso opcional. Foi para as jogos olímpicos de 1992 que o governo restaurou a região e praticamente construiu as praias com toneladas de areias. Eu sabia disso, mas não sabia que para mantê-las lindas como se apresentam aos turistas, exige um trabalho permanente.

Recebi a agradabilíssima visita de três amigos que conheci em Curitiba (PR) e os acompanhei em alguns lugares que não poderiam deixar a cidade sem antes conhecê-los. Um desses lugares visitei apenas com um deles, fomos em Marbella, a área de naturismo de Barcelona. Como estava frio, sabia que não encontraria ninguém nu, enganei-me, pois tinha algumas pessoas despidas, mas a intenção era apenas mostrar como é aquela região que eu gosto muito e fiquei chocado com a situação da praia.

Em alguns trechos a areia praticamente sumiu, reduzindo a área de banhistas a uma estreita faixa de areia. Caramba, exclamei. Eles reconstroem as praias todos os anos depois do inverno, e a confirmação disso foi uma espécie de caçamba que já estava por lá despejando areia e nivelando o local.

0 comments: