Beto Carrero.

Beto Carrero é o nome artístico de João Batista Sérgio Murad. Ele nasceu em São José do Rio Preto, SP, no dia 9 de setembro de 1937.

Desde muito cedo ele sonhava em ser um personagem tipo o Zorro, e teve ligação com rodeios e caubóis. Sempre muito comunicativo, tornou-se popular ainda adolescente e teve até um programa de rádio. O sobrenome “Carrero” vem do seu pai que assim era chamado, Alexandre Carrero, por conduzir um carro de boi que transportava pessoas e cargas. Tornou-se então o João Carrero e anos depois, Beto Carrero. Em 1955 ele tentou ser cantor, mas não deu certo, estreou então o programa Beto Carrero que misturava música com humor, contando causos com Dino Santana, o irmão de Dedé Santana, o trapalhão.

Beto Carrero se tornou um grande empresário e publicitário, ele trabalhou no jornal Folha de São Paulo e desenvolveu um jornal, o Noticiário da Moda, que foi vendido para a editora Abril. Gerenciou campanhas do Leite de Aveia Davene e das toalhas Buettner, gerenciou alguns artistas e criou o personagem que levava o seu nome, o vaqueiro que ama os animais e defende os oprimidos, viajando o país com seu circo. Beto Carrero criou um programa de televisão, na Rede Record, com Renato Aragão e Dedé Santana, que mais tarde passou para a Rede Globo e passou a se chamar de Os Trapalhões, sendo a partir de então, o seu produtor.

Foi em uma viagem com Renato Aragão, para a Disney, que ele teve a ideia de criar o seu parque no Brasil. Beto sempre foi um apaixonado por parques e contou que quando era jovenzinho ajudava a montar os que chegavam em sua cidade em troca de ingressos. E por causa do que ele idealizou, o empresário artista valorizou toda a região onde construiu o Beto Carrero World, como a divulgação da Oktober Fest, que acontece em Blumenau, e a peregrinação religiosa de Santa Paulina, em Nova Trento, além de apostar e promover o sucesso de Camboriú.

Ele sempre foi muito presente nos programas de tv, como o do Gugu, do Faustão, da Xuxa e dos Trapalhões. Inclusive ele participou dos filmes “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”, “O Mistério de Robin Hood”e “Xuxa Gêmeas”. Mas teve também o seu próprio filme, “O Mundo Encantado de Beto Carrero”. Em 2006 foi lançado a revista em quadrinhos “As Aventuras de Betinho Carrero” que virou uma animação, mas foi disponibilizada apenas no Youtube. 

Beto Carrero morreu em 1 de fevereiro de 2008, aos 70 anos, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

Curiosidades.
O Beto Carrero World foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 1991 e hoje é o maior parque temático da América Latina e o quinto maior do mundo.

Beto Carrero teve um quadro fixo no programa Domingo Legal com o Gugu, no SBT. E atuou como ele mesmo na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão na Rede Manchete. 

Foi Beto Carrero que colocou o Jaspion na tv. A série que foi produzida no Japão, não fez sucesso lá, aliás, foi um fracasso, mas um descendente de japonês que tinha uma vídeo locadora no Brasil alugava os episódios e fazia sucesso entre os seus clientes. Devido a isso, ele tentou colocar na TV e apresentou para algumas emissoras, como a Globo e o SBT, que recusaram. No entanto, ao falar com Beto Carrero, o empresário convenceu a direção da Rede Manchete a transmitir a série.

Em 2003 foi criado o Instituto Beto Carrero para promover projetos de responsabilidade social.

Assista o vídeo aqui.

0 comments: