Década de 2000.

Se você nasceu depois do ano 2000, saiba que você nasceu depois do fim do mundo.

Muito se falou da virada do ano 2000, que o mundo ia se acabar, e muita gente acreditou nessa profecia. Paulinho Moska escreveu a música Último Dia e, acredite, muita gente fez na virada do milênio as coisas que ele canta. O mundo não acabou, mas bugou. 
O sistema operacional entrou em colapso porque os computadores não conseguiram fazer a transição dos dígitos de 1999 para 2000. Isso ficou conhecido como o bug do milênio.

A década de 2000 foi retrô. Isso ficou bem evidente na moda que trouxe de volta para as ruas alguns modelos de anos bem distantes como a calça com boca de sino. A Madonna fez sucesso com um álbum de discoteca e os grupos infantis Trem da Alegria e Balão Mágico ressurgiram. Os cinemas levaram para as telas os super-heróis dos quadrinhos como Spider-Man, Incrível Hulk e Batman. Além da série de tv, As Panteras.
Mas teve também séries de livros, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis e outras novidades e ousadias como O Segredo de Brockeback Mountain e Cidade de Deus.

Música.
No começo da década de 2000 as Spice Girls ainda estavam no auge e no Brasil surgiu o grupo Rouge, que assim como as meninas inglesas em escala mundial, as brasileiras formaram a girl band de maior sucesso do nosso país, mas elas não foram as únicas, pois SNZ fez bonito.

Shakira conquistou a América do Norte com seu álbum Loundri Service quando ainda mantinha uma postura roqueira. E por lá, a bola da vez era a Britney Spears, aliás, ela foi do céu ao inferno e ascendeu outra vez. Mas Madonna também fez bonito, ela lançou o melhor álbum de sua carreira. E ainda tinha Beyonce tocando todas e foi a década do nascimento da Mother Monster Lady Gaga.

Outro fenômeno que tocou exaustivamente nas rádios e tvs, foi o grupo mexicano RBD. E quando esse grupo surgiu, outros desapareceram, como o Nsync dando lugar a carreira solo de Justim Timberlake. Mas os Backstreet Boys se mantiveram firmes.

Sandy & Junior tentaram carreira internacional e o sertanejo universitário lançou um caminhão de duplas solistas. Mas não foi só, tivemos também canções pop como, Felipe Dylon, Luka e Kelly Key. Românticas, muito bem represantadas por  Marina Elali. O axé  de Ivete Sangalo e Claudia Leite. E muito rock, NxZero, LsJack, Skank, Vinny e Pitty.

TV.
No Brasil surgiram os reality musicais. Primeiro foi o Popstars, depois Fama e Ídolos que trouxeram novas vozes para o acervo musical do nosso país.

Os programas infantis foram sumindo da grade das tvs abertas. Xuxa, que não queria perder a coroa de rainha dos baixinhos, fez algumas tentativas. Depois do incêndio horroroso nos estúdios do Xuxa Park que culminou no fim do programa, ela lançou o Xuxa No Mundo da Imaginação e Tv Xuxa que durante alguns anos foi diário e infantil e depois semanal e familiar. Angélica mudou de público, Eliana também... Ou seja, a década de 2000 foi o fim da era das musas infantis.

Economia.
O Brasil passou pela melhor fase de crescimento como não se via a muito tempo, se é que alguma vez cresceu tanto.
Ganhamos mais acesso às universidades e também mais universidades. Tivemos mais poder de compra e pudemos realizar o sonho de algumas facetas que eram restritas a um público bem menor, os ricos, como viajar de avião. E o mais impressionante, é que o país deixou de emprestar dinheiro do Fundo Monetário Internacional e passou a emprestar o dinheiro.
E a Petrobrás anunciou a descoberta do pré-sal, uma reserva de petróleo em águas profundas.

Tecnologia.
Foi a década da estréia da TV digital, as operações começaram em 2007.
A internet ficou mais acessível e o Youtube começou a ganhar os seus primeiros vídeos virais e youtubers que hoje já são estrelas da web.
Surgiram as redes sociais, a mais famosa foi o Orkut. E o barato do Orkut é que no começo a gente precisava receber o convite de alguém que já estava usando a rede para criar o perfil.
Surgiram os sistemas de download por torrent, ou seja, foi decretada a morte das locadoras de vídeos e lojas de cds, porque quem tinha internet podia baixar os filmes e as músicas que queria, gratuitamente.

Pasmem.
Passou rápido pra caramba.

0 comments: