Paquitos.

Os Paquitos foram a versão masculina das ajudantes da Xuxa, as Paquitas. Os garotos ficaram mais caracterizados como uma boy band.

O grupo se desfez quando o Xou da Xuxa chegou ao fim.

A história das Paquitas começou no Clube da Criança na Rede Manchete, quando Xuxa, que então era modelo, recebeu o convite para comandar o infantil. Ela sentiu necessidade de uma assistente e a Andreia Veiga que já integrava o elenco da emissora, passou a auxiliá-la após um teste.

O apelido de Paquita aconteceu porque no Clube da Criança tinha um personagem chamado Paquito, era um papagaio, do qual Andreia fazia papel de namorada. Depois de Andreia entrou a Luiza Morgado, a Paquita 2, mas as meninas só ganharam destaque e vida própria no Xou da Xuxa, na Rede Globo, o número de meninas foi aumentando e devido o sucesso que elas faziam, a Marlene, diretora do Xou da Xuxa e a Xuxa, que não eram bobas nem nada, resolveram criar o grupo dos Paquitos.

Vários garotos fizeram o teste para integrar o grupo. O primeiro foi o Robson (Rob) e depois, Claudio, Marcelo e Alexandre (Xandi). O quinto integrante, Egon Junior, foi apelidado por Xuxa de Gigio. O grupo foi lançado no final do ano de 1989 e no ano seguinte, Robson deixou o quinteto, então, no começo de 1991 entrou Yuri Martins em seu lugar.

Assim como as meninas, eles tinham as suas fardinhas, mas a roupa que mais usavam era um smoking. Os garotos atuaram no Xou da Xuxa até o final de 1991. Em 1992 o Sérgio Mallandro estreou o programa Show do Mallandro pelas manhãs, que passava antes do Xou da Xuxa, foi quando Marcelo, Claudio e Gigio passaram a fazer parte do seu programa. Com o fim do Xou da Xuxa, o Show do Mallandro também saiu do ar e o grupo foi desfeito.

Os Paquitos gravaram apenas 1 álbum e participaram bastante dos programas de tv, como o Milk Shake com a Angélica na Manchete e em vários do SBT, como o Viva a Noite, Show Maravilha, Show da Simony e Passa ou Repassa. Aliás, eles participaram do Passa ou Repassa mais de uma vez, disputaram a gincana com as Paquitas e com os Angélicos. Em 2016 os Marotos (assistentes de palco do ShowMaravilha) fizeram uma reunião e revelaram que todos os garotos, Marotos, Angélicos e Paquitos, eram grandes amigos e costumam sair juntos e jogar bola.

Pelo menos 5 das 10 músicas do disco foram trabalhadas: Muito Prazer, A Nova Onda, Vem Dançar Rumba, PaquiDance e Como Eu Te Amei.
Ou seja, o disco foi bem explorado.
A música Nova Onda entrou para a trilha sonora do filme Sonho de Verão.

Os Paquitos participaram do filme Lua de Cristal e Sonho de Verão.
O filme Sonho de Verão foi idealizado pelo diretor Paulo Sergio de Almeida. A ideia era basicamente mostrar as Paquitas de biquíni. A história foi inventada para isso, havia um roteiro, mas foi reescrito/adaptado no decorrer das gravações de acordo com a disponibilidade das meninas e dos Paquitos que passaram boa parte do longa em roupas sumárias, aliás, teve até Paquito pelado.

Curiosidades.
Antes de ser Paquito, Robson já tinha trabalhado para a Xuxa. Seu pai tinha uma empresa de som que fez alguns shows da apresentadora. Ele fez o teste para Paquito a convite de Marlene Matos.

Com um grande talento para música, na época dos Paquitos Marcelo fazia poucos solos e revelou em uma entrevista que o grupo acabou por causa do Alexandre, que era o vocalista do quinteto.

Gigio foi namorado de Nani Venâncio. Ou casado, conforme ela diz.
Nani foi a protagonista da abertura da novela Pantanal da Rede Manchete. Na vinheta ela apareceu em nu frontal e disse que foi enganada pela produção, que lhe havia dito que só a mostraria de lateral. A vinheta foi premiada como a melhor abertura de novela do mundo. E resultou no fim do relacionamento dos dois.

O programa Planeta Xuxa estreou em 1997 e lançou os Papaquitos. Observe que tem um “Pa” a mais. Os rapazes usavam um traje provocante e nada tinham a ver com os Paquitos da época do Xou, mas já foram confundidos muitas vezes. Gustavo Salyer e Theo Becker são os mais famosos.

Por onde anda?
Alexandre Canhoni.
Era o vocalista do grupo. Após sair do grupo, ele chegou a gravar um CD, “Xande, vem dançar”. Também participou ao lado de Ana Paula Arósio na peça “Um passeio no cometa”. Em 1997, após um tempo tentando se manter na carreira artística, sem sucesso, tornou-se evangélico e radicalizou: queimou em praça pública tudo o que havia conquistado na época de Paquito.

Cláudio Heinrich.
Tentou a carreira de cantor e chegou a gravar um cd, mas se saiu melhor como ator. Estreou em Malhação como o personagem Dado, um professor de judô e atuou em 3 temporadas. Entre as suas novelas, estão Uga Uga, de 2000, como o índio branco Tatuapu e na trilogia Os Mutantes na Record. Cláudio também participou de filmes infantis e apresentou o programa Globo Ecologia durante seis anos, além de apresentar um quadro do programa Xuxa No Mundo da Imaginação.

Egon Júnior.
Ganhou de Xuxa o apelido de Gigio, e era conhecido como o mais inteligente do grupo. Ao deixar a função de paquito participou da novela Despedida de Solteiro, mas fez faculdade de marketing e se tornou gerente de contas de uma multinacional. Em 1998 ele apareceu de surpresa no Planeta Xuxa.

Marcelo Faustini.
Era o mais tímido do grupo. Ao sair do Xou da Xuxa decidiu virar ator e investir mais na carreira de cantor. Fez Oficina de atores Globo, faculdade de cinema e participou de Malhação. Após a morte da mãe, Aparecida, em 2005, ele decidiu ir morar em Boston, nos EUA. Lá se dedicou à carreira de cantor, quando voltou para o Brasil, fez o espetáculo "Tributo a Elvis", em São Paulo. Fez algumas participações em programas da Xuxa e tocou para ela no especial de 10 anos da apresentadora na Globo.

Robson Barros.
Foi o primeiro a entrar e também a sair do grupo. Como já namorava havia oito anos, ele resolveu deixar o grupo para casar e trabalhar com o pai, o produtor musical de Roberto Carlos, Geraldo Barros. O casamento só durou dois anos. Os negócios, porém, foram prósperos. Ele montou a agência de produção de eventos em São Paulo. Em 2016 ele participou com o Marcelo do programa Tudo Pela Audiência no MultiShow.

Yuri Martins.
No Início de 1991, foi escolhido como a novo Paquito no programa da Xuxa, através de inscrições abertas, substituiu Robson Barros e se destacava por dançar parecido com o cantor Beto Barbosa. Ele conversou com a equipe do Domingo Espetacular na Record, em uma matéria sobre os Paquitos.

0 comments: