Sandy & Junior.

Da infância a vida adulta. Da música sertaneja, ao pop, e ao internacional. Dos palcos para a tv e o cinema. Da parceria para a carreira solo. Eles formaram uma das duplas mais bem-sucedidas na história da música do Brasil.

Filhos do cantor Xororó, que faz dupla com o irmão Chitãozinho, Sandy nasceu no dia 28 de janeiro de 1983, em Campinas, SP. Junior nasceu no dia 11 de abril de 1984, em Campinas, SP. A primeira aparição da dupla aconteceu no programa Som Brasil, em 1989, onde cantaram Maria Chiquinha.

Devido a repercussão da apresentação, no ano seguinte deram início à gravação do primeiro álbum que foi lançado em 1991 e ganhou certificação de ouro.

Os dois primeiros álbuns da dupla, que foram produzidos por Xororó, tinham uma forte característica sertaneja. Mas, mesmo assim, o primeiro, Aniversário do Tatu, teve duas lambadas, Charada e Lambamania. Teve também MariaChiquinha, a música que lançou a dupla, e Xororó fez uma participação na música Casamento Natural.

O segundo álbum, Sábado a Noite, que foi lançado em 1992, teve a participação de Ney Matogrosso na música Vira. As músicas que mais tocaram foi A Resposta da Mariquinha, Vamos Construir e Pó Pra Tapar Taio.

A partir do terceiro álbum, Tô Ligado em Você, que foi lançado em 1993, a dupla passou a apresentar influência de outros estilos, esse foi um álbum mais pop e a identidade da dupla foi se redefinindo. Foi o último que teve na capa o logotipo da dupla caracteristicamente sertanejo, e o primeiro com versões de músicas internacionais.

Em 1994, lançaram o álbum Pra Dançar Com Você, com um novo logo que durou até o antepenúltimo álbum. Os dois irmãos gravaram uma homenagem para a Xuxa, e cantaram a música X da Questão na estreia do Xuxa Park.

E em 1995, Xuxa gravou uma participação no álbum Você é D+, na música Rap do Aniversário.

Em 1996 foi lançado o álbum Dig Dig Joy, e esse foi o marco da mudança de voz da Sandy que já estava com 13 anos.

No sexto álbum, lançado em 1997, a participação de Junior foi bem reduzida. Quase todos os solos foram cantados só pela Sandy. Depois de lançado o álbum, outra música foi acrescentada, a Era Uma Vez, que foi tema da novela da Globo, que levava o mesmo nome da música. Foi neste ano que Sandy gravou a música Vivo Por Ela, com Andrea Boccelli.

Em 1998, foi lançado o primeiro álbum ao vivo com 4 músicas inéditas. My Heart a Will Go On, e a versão em português, Em Cada Sonho. Além de Cadê Você Que Não Está e No Fundo do Coração.

Em 1999 foi lançado o álbum As Quatro Estações. A Sandy teve sua estreia como compositora e a dupla se tornou mais romântica e jovem, não teve nem uma música infantil... bem, teve Vamo Pulá. E o Junior com a voz mais amadurecida voltou a fazer solo. 

Em 2000, a dupla lançou o CD e DVD Quatro Estações - O Show, que os fãs podiam escolher a capa. Eram 4 opções no mesmo encarte, uma para cada estação. Teve 3 músicas inéditas, A Lenda, Na Boa Sem Chorar e Enrosca. Foi o álbum mais vendido da dupla, passou das 3 milhões de cópias.

Em 2001, o lançamento foi do álbum homônimo Sandy & Junior, que tem um dos maiores hits da dupla, Quando Você Passa (Turu Turu). Foi o ano que a dupla se apresentou no Rock In Rio 3 e foi eleito o melhor show.

Em 2002 foi o momento de alçar voos mais altos. A dupla lançou o álbum Internacional com 11 músicas em inglês. Este álbum teve várias versões, alguns países ganharam faixas bônus com canções em suas línguas nativas, como Argentina, Chile, México, Itália, Espanha e França. O Brasil não ficou de fora, a versão lançada por aqui teve duas faixas bônus, a versão em português de Love Never Fails (O Amor Nos Guiará) e Super-Herói (Não é Fácil).

Em 2003 os dois irmãos quiseram ser mais atuantes em suas carreiras e lançaram o álbum Identidade, que também oferecia 4 opções de capa para o cd.

Depois de dois anos sem lançar nem um cd, em 2006 foi lançado o álbum Sandy & Junior, sem nome outra vez. Este foi indicado ao Grammy Latino e um fato curioso é que a última música do cd, que não tem letra, se chama Último e este foi, tecnicamente, o último álbum da dupla.

Em 17 de abril de 2007, os dois anunciaram a separação da dupla. Em junho do mesmo ano, gravaram o CD/DVD Acústico MTV, com o qual realizaram uma turnê pelo país, que se encerrou no dia 18 de dezembro. Versões.Sandy e Junior se demonstraram bons compositores, mas várias músicas de sucesso da dupla foram versões de canções internacionais. Como Primeio Amor (First Love), Tô Ligado Em Você (You’re The Only That I Whant), Com Você (I’ll Be There), Sonho Real (The Time Of My Life), Doce Como Mel (Sugar Baby Love), Como Um Flash (Flashdance... What a Feeling), Não Ter ( Non C’e), Como Eu Te Amo (I Will Always Love You), Inesquecível (Incancellabille) e Imortal (Immortality), entre outras canções.

Em 1991 os dois gravaram uma participação na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, na Rede Manchete, antes ainda de se lançarem oficialmente. A equipe da novela estava gravando em Jaguariúna (SP) e os dois irmãos tinham se apresentado em um show de Chitãozinho & Chororó.

Em 1997 a dupla ganhou um programa na Rede Manchete, o Sandy & Junior Show.
No final de 1998 gravaram um especial para a Rede Globo, que virou programa fixo na grade da emissora em 1999 e ficou no ar até o final de 2002, totalizando 4 anos de exibição.

Em 2001 Sandy e Junior participaram da novela Estrela Guia, que teve 83 capítulos. A novela foi escrita levando em consideração a capacidade de interpretação da dupla, bem como as suas agendas. Cinema. 

Em 1997 os dois participaram do filme O Noviço Rebelde, de Renato Aragão.

Em 2003 a dupla ganhou o seu próprio filme, Aquária, que mostra como será a Terra quando a água estiver escassa.

Depois do fim da dupla, Sandy se graduou em Letras. Em em 2010 ela lançou seu primeiro álbum solo, intitulado Manuscrito.

Junior, depois da dupla, fez algumas experimentações. Em 2008 integrou a banda de rock 9 Mil Anjos, que durou até meados de 2009. Depois montou o projeto Dexterz, com músicas eletrônicas, com seu cunhado Lucas Lima. E em 2016 deu início a outro projeto, o Manimal. 

0 comments: