Franceses, festa e amores pelo Brasil.

Certo dia a amiga de um amigo promoveu uma festa e eu fui convidado, além dele eu conhecia só mais uma pessoa que foi junto conosco, mas ao chegar no local já encontramos outros três brasileiros, aliás, a anfitriã também é brasileira, no entanto com quem mais eu conversei foi com uma francesa que também vive em Barcelona.
Através dessa mulher eu pude perceber algumas coisas que muitos de nós brasileiros ignoramos.

Muito comunicativa, ela logo quis saber o que eu fazia, onde morava, etc, e disse que os franceses gostam muito dos brasileiros e amam o Brasil, que morar no Brasil é como estar no paraíso.
Eu tive dois alunos franceses no Brasil, um rapaz e uma moça, eles não se conheciam, mas realmente eram super queridos e demonstravam muito carinho pelo país. Depois, a menina que foi conosco na festa, ela mora na França, disse que os franceses são mais fechados só em Paris e que em outras cidades eles se comportam como os brasileiros das cidades pequenas, daquelas em que as pessoas cumprimentam todo mundo na rua.

E essa francesa puxou conversa com outras pessoas, das quais eu pude participar também, como com um italiano que falou sobre a situação política da Itália, da corrupção histórica do país que é muito igual a do Brasil.
Enfim, não era um ambiente propício para falar de assuntos tão sérios, mas foi mais um momento que eu gostaria de mostrar para muita gente que toma o Brasil como referência para todas as coisas ruins.
Nosso país é lindo, riquíssimo em muitos aspectos e a maior riqueza somos nós brasileiros. Aliás, eu tive o prazer de presenciar um catalão que morou no Brasil defender os brasileiros dos comentários de um brasileiro que estava desdenhando o comportamento de seus compatriotas.

O Brasil tem problemas e não podemos ignorar, assim como percebi que os franceses que conheço não ignoram os problemas da França, que aquele italiano da festa não ignora os problemas da Itália, mas nosso país tem muitas coisas boas também e poderia exportar muito do que se refere ao humano.

0 comments: