Anos Rebeldes.

A Série Brasileira Anos Rebeldes estreou no dia 14 de julho de 1992, na Rede Globo.
Escrita por Gilberto Braga, em 20 capítulos, foi livremente Inspirada nos livros 1968 – O Ano que Não Terminou, de Zuenir Ventura, e Os Carbonários, de Alfredo Sirkis. Contou com a colaboração de Sérgio Marques, Ricardo Linhares e Ângela Carneiro; tendo direção de Dennis Carvalho, Ivan Zettel e Silvio Tendler, com direção geral de Dennis Carvalho.

Contou com a atuação de Malu Mader, Cássio Gabus Mendes, Cláudia Abreu, Marcelo Serrado, Betty Lago, Kadu Moliterno, Pedro Cardoso, Bete Mendes, Deborah Evelyn, Rubens Caribé, Gianfrancesco Guarnieri, Marcelo Novaes, Tuca Andrada, Susana Vieira, Eva Wilma, Maria Padilha e Herson Capri, entre outros.

A trama mostra o romance entre os jovens Maria Lúcia e João Alfredo, na cidade do Rio de Janeiro, e a trajetória de um grupo de colegas do tradicional Colégio Pedro II, desde 1964, quando se forma e se instala no Brasil o regime de ditadura militar, até 1985, altura em que a política governamental terá já influenciado definitivamente os seus destinos.
O destino dos personagens está diretamente ligado ao momento político do país, que não atua, na minissérie, apenas como pano de fundo, como ocorreu com o período histórico da minissérie Anos Dourados, também de Gilberto Braga.

0 comments: