Sandra Annenberg

Sandra Annenberg Paglia nasceu em São Paulo, no dia 5 de junho de 1968.

Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, começou sua carreira antes mesmo de entrar na universidade, na TV em 1974, participando de um teleteatro na TV Cultura.

Em 1982 foi repórter do programa Crig-Rá, dirigido pelo hoje cineasta Fernando Meirelles. Na Rede Bandeirantes, apresentou o Show do Esporte ao lado de Luciano do Valle e Juarez Soares e, em 1984, comandou o TV Criança.

Na Cultura, foi apresentadora dos programas Grandes Concertos, Festivais da MPB e Vitória.

Cursou a Escola de Arte Dramática da ECA-USP, mas abandonou-a antes de concluir o curso, devido ao ritmo de trabalho. Posteriormente formou-se em jornalismo pela FIAM. Seus trabalhos como atriz foram em Bronco e como parte do elenco fixo, nas minisséries A, E, I, O... Urca, Chapadão do Bugre e A República, e nas novelas Pacto de Sangue e Cortina de Vidro, além do seriado Tarcísio e Glória.

Algum tempo depois, trocou definitivamente a atuação pelo jornalismo. Na Rede Record foi apresentadora do Sport Shopping Show, ao lado de Osmar Santos, além do Super Esporte e do TV Franchising.

Entrou na Central Globo de Jornalismo em 1991. Começou como apresentadora da previsão do tempo e de edições regulares no telejornal local São Paulo Já. Como apresentadora da previsão do tempo, tornou-se a primeira mulher a participar da apresentação diária do Jornal Nacional.

De 1993 a 1996 apresentou o Fantástico. Entre 1996 e 1997 apresentou o SPTV 1ª Edição. Cobriu as Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Entre 10 de março de 1997 e 4 de fevereiro de 1998 acumulou as funções de apresentadora e editora-executiva do Jornal da Globo. Em seguida, passou a apresentar o Jornal Hoje, no último ano em que o telejornal foi apresentado no Rio de Janeiro. Transferiu-se para São Paulo junto com a redação do JH, que passou a ser transmitido da nova sede paulistana da emissora, na av. Dr.Chucri Zaidan.

Com a chegada de Ana Maria Braga à Rede Globo, em outubro de 1999, a direção da CGJ decidiu mudar o formato do Jornal Hoje. Sandra deixou a apresentação do jornal e, em janeiro de 2000 se mudou para Londres, para ser correspondente e coordenadora do escritório europeu da emissora.

Em 2002 voltou ao Brasil, apresentando o SPTV 1ª Edição ao lado de Chico Pinheiro. No ano seguinte, voltou a apresentar o Jornal Hoje, desta vez compartilhando a bancada com Carlos Nascimento. Nascimento foi para a Rede Bandeirantes em 2004, e foi substituído por Evaristo Costa.

Participou das coberturas das Copas do Mundo-FIFA da Alemanha-2006 e da África do Sul-2010.

Em 2008, Sandra recebeu o prêmio Mulher Imprensa com melhor "âncora" (jornalista que apresenta e edita o telejornal) do país. Voltou a ganhar o prêmio em 2009,2014 e 2016.
Em 2013 Sandra Annenberg ganhou o troféu de Melhor Jornalista na premiação Melhores do Ano do Domingão do Faustão referentes ao ano de 2012. Sandra Annenberg ganhou o troféu de Melhor Jornalista na premiação Melhores do Ano do Domingão do Faustão de 2012. Ainda em 2013, voltou a fazer parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional, após a ida de Renata Vasconcellos ao Fantástico.

Em 2012, substituiu Serginho Groisman na apresentação do Globo Cidadania, programa que engloba as iniciativas de responsabilidade social da TV Globo. Em 2014, o programa mudou de formato, passando a englobar as edições semanais do Globo Ciências, Globo Ecologia, Globo Universidade e Globo Cidadania. Sandra continuou na apresentação do novo programa, que passou a se chamar "Como será".

Em Junho/2016, durante uma entrevista à Revista Contigo, a apresentadora revelou que já sofreu discriminação, preconceito e até foi vítima de Assédio Sexual. As revelações de Sandra repercutiram em todo o país.

0 comments: