O Rei do Gado.

A novela O Rei do Gado estreou no dia 17 de junho de 1996, na Rede Globo.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, teve a direção de Luiz Fernando Carvalho e chegou aos 209 capítulos.
Contou com a atuação de Antônio Fagundes, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Letícia Spiller, Vera Fischer, Glória Pires, Fábio Assunção e Silvia Pfeifer.

Benedito Ruy Barbosa retomou as discussões sobre a reforma agrária, abordada anteriormente em sua outra telenovela, Meu Pedacinho de Chão, e a vida dos trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST) pela luta da posse de terras. Paralelamente a estes temas e do romance da primeira fase de O Rei do Gado, Benedito Ruy Barbosa retratou a época que viveu pessoalmente.
Na juventude, o autor morou em fazendas e acompanhou o recebimento do café, aprendeu a selecionar os grãos, conferir o peso, ver a amostragem das impurezas e o tempo da broca, etapas que mostrou na telenovela.
A primeira fase mostrou a decadência do ciclo do café e a inserção do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A segunda fase mostrou a modernização e a riqueza do interior paulista através de Ribeirão Preto. A capital São Paulo e a região do Araguaia também serviram de cenário para a trama.

0 comments: