ARQUIVO.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Torre de Babel - Telenovelas.

Torre de Babel estreou no dia 25 de maio de 1988.
Escrita por Silvio de Abreu, foi produzida pela Rede Globo e teve direção de Denise Saraceni e Carlos Manga.
A novela teve 203 capítulos e contou com a atuação de Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudia Raia, Edson Celulari, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Juca de Oliveira, Cláudia Jimenez, Natália do Vale, Maitê Proença, Adriana Esteves e Tony Ramos nos papéis principais da trama.

O shopping cenográfico, Tropical Towers, foi construído fora da cidade cenográfica inspirada no trabalho do pintor holandês Pieter Brueghel, que, no século XVIII, retratou a Torre de Babel descrita na Bíblia. Feito basicamente de esquadrias metálicas e vidro, o Tropical Towers ocupou uma área de 1.200m2 e levou 41 dias para ser erguido, dos quais 20 foram dedicados à construção de fundações de verdade capazes de sustentar o peso da estrutura.

A novela estreou em Portugal na SIC em 20 de julho de 1998, sob a denúncia feita pelo partido político português PSR contra a Globo por ter encurtado a participação de duas personagens lésbicas. Neuza e Leila, interpretadas por Christiane Torloni e Silvia Pfeifer, morreram no acidente que culminou a destruição do shopping. Segundo o autor, o ato se deu devido a rejeição do público e o novo rumo para o qual precisou direcionar o folhetim.
Silvio de Abreu arriscou algumas inovações, como colocando Tony Ramos em um papel de vilão e Claudia Raia com as pernas cobertas, sem explorar a sua sensualidade.
Tony se converteu durante a novela.


E ainda:

Pecado de Amor, de Henrique Lobo, estreou no dia 25 de maio de 1983, no SBT.

Fascinação, de Walcyr Carrasco, estreou no dia 25 de maio de 1998, no SBT.

Nenhum comentário: