Torre de Babel - Telenovelas.

Torre de Babel estreou no dia 25 de maio de 1988.
Escrita por Silvio de Abreu, foi produzida pela Rede Globo e teve direção de Denise Saraceni e Carlos Manga.
A novela teve 203 capítulos e contou com a atuação de Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudia Raia, Edson Celulari, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Juca de Oliveira, Cláudia Jimenez, Natália do Vale, Maitê Proença, Adriana Esteves e Tony Ramos nos papéis principais da trama.

O shopping cenográfico, Tropical Towers, foi construído fora da cidade cenográfica inspirada no trabalho do pintor holandês Pieter Brueghel, que, no século XVIII, retratou a Torre de Babel descrita na Bíblia. Feito basicamente de esquadrias metálicas e vidro, o Tropical Towers ocupou uma área de 1.200m2 e levou 41 dias para ser erguido, dos quais 20 foram dedicados à construção de fundações de verdade capazes de sustentar o peso da estrutura.

A novela estreou em Portugal na SIC em 20 de julho de 1998, sob a denúncia feita pelo partido político português PSR contra a Globo por ter encurtado a participação de duas personagens lésbicas. Neuza e Leila, interpretadas por Christiane Torloni e Silvia Pfeifer, morreram no acidente que culminou a destruição do shopping. Segundo o autor, o ato se deu devido a rejeição do público e o novo rumo para o qual precisou direcionar o folhetim.
Silvio de Abreu arriscou algumas inovações, como colocando Tony Ramos em um papel de vilão e Claudia Raia com as pernas cobertas, sem explorar a sua sensualidade.
Tony se converteu durante a novela.



0 comments: