Tiago Leifert.

Tiago Rodrigues de Leifert nasceu em São Paulo, no dia 22 de maio de 1980.

Descendente de judeus lituanos, é filho de Maria Helena Lopes Rodrigues e do advogado Gilberto Carlos Leifert, diretor de relações com o mercado da Rede Globo.

Aos 16 anos, Tiago Leifert iniciou a carreira como repórter do tradicional "Desafio ao Galo", programa dedicado ao futebol de várzea. Formou-se em Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami e foi trainee no Jornalismo da rede norte-americana NBC. Em 2004, começou a trabalhar na TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos, interior paulista, onde foi editor e apresentador do Vanguarda Mix, programa de entretenimento jovem da emissora. Dois anos depois, mudou-se para São Paulo, onde passou a apresentar o Pro Rad, na Globo, e matérias relacionadas a videogame no Esporte Espetacular. Cobriu a rodada do futebol brasileiro em 2008, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) e os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Em janeiro de 2009, passou a ser o novo editor-chefe e apresentador do Globo Esporte para São Paulo, quando introduziu um novo formato, permitindo-se dispensar o uso de teleprompter, o TP, recurso empregado pelo jornalismo e que permite a leitura do texto previamente redigido sem desviar o olhar da câmera. Tornaram-se marcas registradas do programa a espontaneidade, os bordões e quadros bem humorados, como, por exemplo com os atacantes Pedrão do Grêmio Recreativo Barueri, atual Grêmio Prudente, Nei Paraiba do Guarani, Val Baiano (a quem homenageou com um funk ao vivo), do Flamengo.

Leifert também abriu espaço para videogames e em algumas edições do programa desafia (ou é desafiado) a jogar (na maioria das vezes FIFA Soccer, do qual é o atual narrador oficial em português brasileiro, com comentários de Caio Ribeiro.

Em 2010, para a Copa do Mundo, na África do Sul, Leifert desenvolveu o formato de um novo programa, a Central da Copa, do qual se tornou editor e apresentador, caracterizado pela espontaneidade e presença de convidados no estúdio. No dia 15 de junho, quando a campanha "Cala a boca, Galvão [Bueno]" estava "bombando" na internet, Leifert surpreendeu a audiência ao provocar o assunto em entrevista com o próprio Galvão.

Alguns prêmios conquistados pelo jornalista: em 2009, "Revelação", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP); "Melhor Apresentador de Televisão Aberta", conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2010, 2011, 2012, e 2013, em 2010, o "Prêmio Comunique-se de Jornalista de Esportes/Midia Eletronica". Em 2011, Leifert ganhou o prêmio "Melhores do Ano/Jornalista", no Domingão do Faustão da Rede Globo, concorrendo com Fátima Bernardes e William Bonner; prêmio de "Melhor Apresentador", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e "Destaque Jornalista Esportivo" do Prêmio Extra de Televisão, promovido pelo jornal Extra (RJ), por escolha dos leitores e internautas.

A convite do diretor Boninho, Tiago apresenta o The Voice Brasil na Globo desde a primeira edição (2012). Em 2013, Carlinhos Brown e Daniel cantavam "Amor I love You" e Leifert foi convidado a interpretar excerto de "O Primo Basílio", de Eça de Queiróz, contido na letra da canção composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte: "Tinha suspirado… tinha beijado o papel devotamente…".

Casou-se com a jornalista Daiana Garbin em 17 de novembro de 2012, em São Paulo. Eles namoravam desde dezembro de 2010.

Em 2013, Tiago Leifert apresentou o documentário da trajetória do Corinthians na Copa Libertadores da América e Copa do Mundo de Clubes da FIFA, cujo título é E O Mundo Enlouqueceu.

Em julho de 2015, Leifert despediu-se da edição paulista do Globo Esporte, ao deixar o Jornalismo para passar a atuar na área de Entretenimento da Globo. Como primeiro trabalho no Projac, passou integrar interinamente a equipe de apresentadores do "Encontro", durante as férias de Fátima Bernardes.

No mesmo ano, em agosto, estreou como um dos apresentadores do novo programa É de Casa, exibido nas manhãs de sábado, sob a direção de Boninho.

Entre janeiro e março de 2016, apresentou aos domingos a primeira temporada de The Voice Kids, versão do reality show para crianças e jovens de nove a quinze anos.
Em 27 de agosto, foi anunciada sua saída do É de Casa, para se tornar apresentador do Big Brother Brasil a partir da 17.ª temporada, substituindo Pedro Bial. Também foi anunciado que Leifert não iria comandar a segunda temporada de The Voice Kids, prevista para janeiro de 2017. Logo depois Tiago foi convidado para fazer parte de um programa de games Zero1 finalizado em sua 1° temporada para Tiago continuar a apresentar o Big Brother Brasil

Em 23 de Janeiro, Tiago estreou como apresentador do Big Brother Brasil a partir da 17.ª temporada, e diferente dos outros programas, nesse ele teve mais trabalho e foi alvo de muitas críticas, já que o BBB é um programa em declínio e a mudança abrupta de apresentador não colaborou.

0 comments: