O Fim do Mundo - Telenovelas.

A novela O Fim do Mundo, de Dias Gomes, estreou no dia 6 de maio de 1996, na Rede Globo.

Dias Gomes escreveu o texto para ser apresentado como minissérie, mas, por causa do número de capítulos, 35, e do horário tradicional em que foi apresentado, as 20 horas, foi lançado como uma mininovela. Serviu também para dar tempo de O Rei do Gado concluir os números de capítulos para a sua estreia, já que a novela anterior, Explode Coração, ter sido encurtada em 2 meses a pedido da própria autora.


Com direção de núcleo de Paulo Ubiratan, contou com a atuação de José Wilker, Paloma Duarte, Maurício Mattar, Paulo Betti, Guilherme Fontes, Vera Holtz, Patrícia França, Marcos Winter, Bruna Lombardi e Lima Duarte nos papéis principais da trama.

A história se passou na fictícia Tabacópolis, na Bahia. Foi estimulada pela fama do paranormal Joãozinho de Dagmar, que previu o fim do mundo, que ocorreria em três meses. Nesse tempo, ocorreram fortes temporais, inundações, raios e trovões e, então, os tabacopolinenses acreditaram que o apocalipse havia chegado. Isso, portanto, fez com que cada habitante tentasse realizar seus desejos mais profundos.

Tião Socó, por exemplo, resolveu acabar com seu problema de impotência sexual, violentando a própria cunhada Gardênia. Sua filha, Letícia, queria se manter virgem, apesar das investidas do noivo Josias, neto do poderoso coronel Hildazário Junqueira. A moça, no entanto, mudou de ideia ao encontrar o peão Rosalvo. Já o Dr. Pestana, dono do hospício da cidade, resolveu soltar todos os seus pacientes, gerando ainda mais confusão.


Pela primeira vez numa novela, criaram-se objetos e animais virtuais em três plataformas de computadores. Para as gravações do cataclismo foi feita uma maquete, dez vezes menor que a cidade cenográfica, que tinha 35 mil metros quadrados.

0 comments: