Castelo Rá-Tim-Bum.

Castelo Rá-Tim-Bum é uma série de televisão infanto-juvenil e educativa que foi produzida e exibida pela TV Cultura. Foi exibida originalmente entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios e mais 1 especial.

É considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. O programa já marcou audiência média de 12 pontos, a maior de qualquer outro programa educativo da TV Cultura, atingindo até médias de 14 pontos em reprises de episódios.

Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Teatro Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionísio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert, bonecos de Jésus Sêda, entre outros.

Devido ao seu caráter educativo, a produção fez parte da parceria entre Fiesp e TV Cultura, tal como vários programas infanto-educativos da emissora. Nos créditos, é possível ver os logotipos de: Fiesp, Sesi e Senai. O programa era voltado ao público de 3 a 8 anos de idade.

A série acontece em torno de Nino, um garoto de 300, e seus 3 amigos,  Zeca, Biba e Pedro. Ele vive em um castelo com o seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade.

Além desses personagens, vários outros aparecem na série, como a repórter de TV, Penélope, a folclórica Caipora, o ET Etevaldo, as fadas Lana e Lara que moram no lustre, os passarinhos João de Barro e as Patativas e o vilão Dr. Abobrinha que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares, entre outros.

Vários personagens são bonecos, como a gralha Adelaide, Gato Pintado, o monstro roxo Mau, o monstro Godofredo, a cobra Celeste, a campainha Porteiro, Relógio, o dedo Fura-bolos, o Ratinho, o Radialista, a Planta Carnívora, o projetor Felizberto, a vassoura Valdirene e o Livro Falante, 

Nino: Cássio Scapin. Dr. Victor: Sérgio Mamberti. Dona Morgana: Rosi Campos. Zeca: Freddy Allan. Biba: Cinthya Rachel. Pedro: Luciano Amaral. Tap: Theo Werneck. Flap: Gérson de Abreu. Lana: Fabiana Prado. Lara: Theresa Athayde. João de Barro: Matias Capovilla. As Patativas: Dilmah Souza e Ciça Meirelles. Telekid: Marcelo Tas. Bongô: Eduardo Silva. Etevaldo: Wagner Bello. Caipora: Patrícia Gasppar. Penélope: Ângela Dip. Dr. Abobrinha: Pascoal da Conceição.

0 comments: