Beth Carvalho - Aniversariantes.

Beth Carvalho, Elizabeth Santos Leal de Carvalho, completou 71 anos. Ela nasceu no Rio 

de Janeiro, no dia 5 de maio de 1946.
Beth decidiu seguir a carreira artística após ganhar um violão da mãe. Ela fez balé por toda infância e na adolescência estudou violão, numa escola de música. Tornou-se professora de música e passou a dar aulas em escolas locais. Morou em vários bairros do Rio e seu pai a levava com regularidade aos ensaios das escolas e rodas de samba, onde ela dançava em apresentações. Foi durante as festas e reuniões musicais com seus amigos, na anos 60, que surgiu a cantora Beth Carvalho, influenciada por tudo isso e pela Bossa Nova, gênero que ela passou a gostar, escrevendo letras e cantando.

Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples com a música “Por quem morreu de amor”, de Menescal e Bôscoli. Beth participou de quase todos os festivais de canção que aconteceram.

Ela ganhou a alcunha de "Madrinha do Samba". Mais do que isso, a cantora trouxe um novo som ao samba, porque introduziu em seus shows e discos instrumentos como o banjo com afinação de cavaquinho, o tan-tan e o repique de mão, que até então eram utilizados exclusivamente nos pagodes do Cacique.

Ela é chamada também de Madrinha do Pagode e Diva dos Terreiros.
Em 1997, a sua canção “Coisinha do Pai”, foi utilizada como despertador do robô que foi lançado para colher dados do planeta Marte, pela Nasa.


0 comments: