ARQUIVO.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Marina Ruy Barbosa foi corrigida duas vezes sobre uma escorregada no português.

Quando Marina Ruy Barbosa soube que foi eleita a Melhor Atriz de 2016 no “Troféu Imprensa”, no SBT, resolveu comemorar na internet e escreveu que estava “muito feliz de ter ganho o ‘Troféu Imprensa'”. Em seguida, um internauta a acusou de escorregar no português dizendo que o correto seria usar o termo “ganhado”.

Talvez ela tenha buscado orientação, ao menos no Google, e rebateu o comentário com a seguinte resposta: “Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganho ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado. Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular e outra irregular”.

No entanto, algumas outras pessoas se manifestaram também: “O internauta estava com a razão. O certo nesse caso é ganhado”.
Então, registre a informação, já que é um erro comum de muita gente ao optar pelo que parece ser mais bonito e nem sempre correto, como "eu tinha pago, eu tinha pego" ao invés de "eu tinha pagado, eu tinha pegado". Quando o verbo é "ter" ou "haver", o sufixo deve ser "ado" ou "ido".

Nenhum comentário: