A história da TV no Brasil.

Ao longo desses anos várias emissoras foram inauguradas no Brasil, vamos nos reter as que tem alcance nacional e, para começar a falar da tv, é preciso saber quem foi Assis Chateaubriand.

Chateaubriand foi um magnata da comunicação no país, dono do maior conglomerado de mídia da América Latina, um homem odiado e temido que conseguiu através de negociações duvidosas com o presidente Juscelino Kubitscheck moldar o sistema de tv, comercial, que temos no Brasil. A tv, por ser uma concessão do governo deve prestar serviço a comunidade.

No dia 18 de setembro de 1950, Assis colocou no ar a TV Tupi em São Paulo.

Quando a aparelhagem da TV chegou, vários artistas foram até o porto de Santos para acompanhar o desembarque, dentre eles estava a Hebe Camargo, a Inezita Barroso e o Lima Duarte.

No dia da inauguração Lolita Rodrigues cantou o hino da televisão no lugar de Hebe que não pode comparecer por problemas de saúde. Anos mais tarde a apresentadora revelou que mentiu e a única intenção era se livrar do fiasco porque o hino era horroroso.

Sobre a estreia da tv no Brasil, o jornalista Paulo Henrique Amorim denominou um embuste, porque Assis Chateaubriand estreou uma tv sem programação e sem televisores.
Na ocasião, alguns aparelhos foram distribuídos pela cidade para que a população pudesse acompanhar as transmissões, um deles ficou no vão do MASP, mas não haviam pensado no que transmitir no dia seguinte da estreia.

Três anos depois, estreou a TV Record, em 1953. A Globo, só quinze anos mais tarde. A emissora carioca entrou no ar  no dia 26 de abril de 1965.

A concessão foi cedida a Roberto Marinho por intermédio de Assis, pois o canal seria passado para a rádio Nacional que estava mais preparada para transmitir uma programação de qualidade e educativa. E essa foi a tática de Chateaubriand, pois o jornal e rádio Globo não eram tão expressivos na época e, portanto, não lhe ofereciam risco algum.
No entanto, a tv Globo, contrariando as normas do governo em não permitir capital estrangeiro nas empresas de comunicação, formou parceria com a Time Life que investiu 6 milhões de dólares na emissora, possibilitando a tv globo conseguir equipamentos e infraestrutura, com a justificativa de que a empresa dos EUA prestava apenas consultoria técnica. Foi a Time Life que moldou o formato da programação da Globo, que a fez crescer mais do que Assis esperava.

Em 13 de maio de 1967, começou a funcionar a TV Bandeirantes.

A Tv Tupi saiu do ar no dia 16 de julho de 1980. O governo dividiu os canais entre Silvio Santos e Adolfo Bloch.

Silvio Santos prometeu estrear o seu canal de tv, TVS na época, 3 meses após ter assinado o contrato de concessão. Ele já tinha trabalhado na Globo e era sócio da Record , viajou para o exterior em busca de programas e ideias para o seu canal e no dia 19 de agosto de 1981 cumpriu o prometido, colocou a sua emissora no ar.

A Rede Manchete demorou ainda três anos, pois Adolpho queria que a emissora já começasse pronta. Adquiriu aparelhos sofisticados, preparou os estúdios e uma boa programação. Estreou a emissora no dia 5 de junho de 1983.

Xuxa estreou como apresentadora do Clube da Criança logo no início das transmissões da Manchete. Ela já era contrata da Bloch, empresa do conglomerado de comunicação de Adolfo Bloch.

A Rede Manchete deveria assumir as dívidas da Tupi, mas conseguiu na justiça provar que não era uma continuidade e, portanto, as dívidas não lhe cabiam.

Em março de 1985, o Brasil começou a operar com o seu primeiro satélite, o Brasil-Sat. E a primeira TV por assinatura surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. E foi na década de 1990 que a rede globo contraiu uma dívida astronômica quando instalou a programação por assinatura da Globo Sat e não teve o retorno esperado, e pela fundação do PROJAC, o complexo de produção no Rio que a tornou a maior tv da américa latina e a segunda do mundo, ficando atrás só da ABC dos Estados Unidos.

Ainda na década de 90 a emissora foi tema de um documentário da BBC de Londres, que foi censurado no Brasil. O documentário “Além do Cidadão Kayne” mostrou a influência que a Globo já exercia na sociedade.

Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a Rede TV!
A Rede TV consegui a mesma proeza da Manchete, ao se livrar das contas da antiga emissora, já que se diferenciava e não se caracterizava como uma continuadora.

A TV Digital no Brasil teve início no dia 2 de dezembro de 2007, em São Paulo.

Apesar de todas as transformações e melhorias nas transmissões, as emissoras vêm perdendo audiência ao longo dos anos, e também qualidade no conteúdo.

Assista essa matéria no vídeo abaixo.

0 comments: